quinta-feira, 13 de março de 2014

Anunciai o Querigma!

“AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR”. (1 Cor 9, 16)




A tarefa de evangelizar  todos os homens constitui a missão essencial da Igreja; tarefa e missão que as amplas e profundas necessidades da sociedade atual tornam mais urgentes. Evangelizar constitui de fato a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar.
A evangelização não é somente anunciar Cristo ou pregá-lo, mas também, graças ao poder do Espírito Santo, estabelecer um ambiente e uma estrutura que seja tão evangélicos que realmente possam proporcionar o amor entre os irmãos.
Não se trata, portanto, de uma salvação individual, ao contrário: para que alcancemos a salvação, Deus quis formar um povo, uma Igreja, um Reino; figuras estas que expressam relacionamentos comunitários e sociais dos indivíduos. A salvação integral acontecerá quando todos os homens, os ambientes onde vivem as estruturas que os condicionam estiverem renovados pelos valores do evangelho e dirigidos pelo poder do Espirito Santo que renova e vivifica.
No processo integral de evangelização podemos distinguir claramente dois momentos sucessivos, que são complementares e interdependentes, mas diferentes: o Querigma e a Catequese.
Há uma relação entre as duas etapas, mas há também diferenças que temos que distinguir.
Talvez o ”insucesso” da evangelização que promovemos esteja exatamente na falta de distinguir e diferenciar estes dois passos do mesmo processo. Muitas vezes queremos catequizar antes de anunciar o querigma, antes de apresentar Jesus como Salvador dos homens. Preocupemo-nos em ensinar a sã doutrina e não em promover uma experiência do Amor de Deus.
Querigma – primeiro anúncio. A palavra tem origem do no grego  kerissein, que significa proclamar, gritar, anunciar.
A base de todo cristianismo é Jesus Cristo, portanto é necessário um encontro pessoal de fé e conversão para tê-lo como fundamento de nossa fé. Sem este ponto de partida, tudo que se edifique será construído sobre areia, mesmo nossos compromissos morais ou de reformas sociais.
O querigma é exatamente isto: apresentar Jesus Cristo morto, ressuscitado e glorificado para termos uma experiência de vida nova, graças a fé e a conversão. Experimentar Jesus vivo como Salvador, Senhor, Messias, que dá o Espírito Santo.
O querigma é o cimento da construção, por isso a  catequese não supre, nem antecede o primeiro anúncio, que é, antes de tudo VIDA.

<<>>

PROGRAMA ROSÁRIO DA LIBERTAÇÃO