terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

4 - O senhorio de Jesus e os falsos caminhos

             

Jesus é o Senhor. Toda língua proclama para a glória de Deus Pai que Jesus Cristo é o Senhor (Fl2,11). Jesus, além de Salvador, é o nosso Senhor. “Que toda casa de Israel saiba, portanto, com maior certeza, que Jesus que vós crucificastes, Deus o constitui Senhor e Cristo” (At 2,36).

Só podemos reconhecer Jesus Cristo como Salvador e Senhor pela força do Espírito Santo em nós. “Ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, senão sob a ação do Espírito Santo” (1Cor 12,3b). O Espírito Santo transforma o nosso ser, tornando-nos testemunhas de Cristo Jesus.
Testemunho de Pedro: Atos 10, 34-43.
Testemunho de Paulo: Filipenses 3, 4-16.
Testemunho de João: 1ª Carta de João 1,1-4.
É pelo poder do nome de Jesus que todas as coisas se realizam. E, Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5). O homem peca querendo dispensar Deus de sua vida. Recusa o amor de Deus, cai nas trevas, confusão, desilusão, solidão. Jesus nos recupera a dignidade de filhos de Deus com sua paixão, morte e ressurreição. – Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade, a vida” (Jo 14,6). “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro; ou dedicar-se-á a um e abandonará o outro" (Mt 6”24).
As falsar doutrinas, filosofias e falsos caminhos negam Jesus como filho de Deus, Deus feito carne, Senhor, Salvador e Libertador. Por insegurança, por ignorância, por ser enganado pelos ‘lobos devoradores’, o homem acaba se enveredando por caminhos que o distanciam do Deus vivo e único. São inúmeros esses caminhos, que vão desde sortilégios, idolatrias e superstições, passando por doutrinas reencarnacionais, sociedades secretas, seitas orientais, esoterismos e movimentos panteístas.
Jesus é o Senhor do céu e da terra e de toda a criação. “Senhor” significa Dom, o proprietário absoluto. Portanto, Jesus Cristo é o  dono da minha vida, da minha família, dos meus bens e de tudo que tenho e possuo. Jesus Cristo é o Senhor. E como Jesus é Deus e suficiente Senhor e Salvador, quem busca outros caminhos e outros deuses torna-se abominável a Deus (Dt 18,10-14).

Estudo da semana: Senhorio de Jesus e falsos caminhos.
1° dia: Colossenses 1, 15-18
2° dia: Romanos 10, 9-10
3° dia: Atos 2, 32-36
4° dia: 1 Corintios 12,3
5° dia: Hebreus 9, 27-6
6° dia: Filipenses 2, 9-11
7° dia: Deuteronômio 18, 10-14

Oração: “Senhor Jesus Cristo, obrigado pela tua entrega na cruz. Agradeço por vencer o poder da morte e me dar uma vida nova.  Renuncio a toda obra do maligno em minha vida, que distorce a verdade e quer me levar pelos caminhos falsos. Creio em Jesus que é o filho de Deus vivo e único, ressuscitado pelo poder de Deus, Salvador e Senhor de todos os que o amam e o aceitam. Amém”.