terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

8 - Efusão do Espírito Santo



Fomos batizados (sacramento) quando crianças, portanto fomos lavados pelo sangue de Jesus do pecado original, inseridos no corpo místico de Cristo (Igreja), e recebemos o Dom do Espírito Santo (Efusão).
Jesus também disse: “...mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8).
Só pela ação do Espírito Santo em nós é que podemos ser testemunhas de Jesus, agir com força e poder ser imitadores de Cristo. Efusão é saída, expansão. Efusão do Espírito Santo é graça que vem liberar em nós uma fonte bloqueada, a fonte de água viva. Muitos batizados crescem com a graça sem viver a graça. Não conhecem o que possuem, o que está à sua disposição. Efusão é viver o nosso batismo. É ter o nosso pentecostes pessoal.

Efeitos da Efusão do Espírito Santo em nós:
Jesus se torna o centro de nossa vida.
Amor e entendimento das Sagradas Escrituras.
Libertação Espiritual e amor aos irmãos.
Liberação dos dons e crescimento nos frutos do Espírito Santo.
Reencontro com Maria, como nossa mãe e mãe da Igreja.
Redescoberta da Igreja e de seus sacramentos.
Condições para receber a graça do Espírito Santo:

Crer
“Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,16).
Desejar. Ter sede. – Jesus disse: “...se alguém tiver sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37b)

Arrepender-se
Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão de vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo” (At 2,38)
Pedir, pedir, pedir: Lucas 11,13.
“Jesus nos diz: Se vós pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celestial dará o Espírito Santo aos eu lhe pedirem”. Atos 9,17 diz: “Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo”.

Estudo da semana:
Efusão do Espírito Santo.
1º dia: João 3,1-7
2º dia: João 14,25-26
3º dia: João 7,37-39
4º dia: Atos 2,1-4
5º dia: Atos 4,29-31
6º dia: Atos 19-1-7
7º dia: Mateus 28,18-20

Oração:
“Pai querido, faz acontecer em nós, através da efusão do Espírito Santo, um novo pentecostes em nossas vidas. Que o Espírito Santo seja derramado em profusão sobre cada um de nós, e que Ele nos faça realmente novas criaturas em Cristo Jesus” Amém.
Evangelizar sem usar   os carismas é mutilar o Evangelho, é delimitar a força da Palavra de Deus. “A melhor ferramenta do diabo é o desânimo por isso não desista, seja perseverante até o fim” (Fl 4,4-7). “Alegrai-vos sempre no Senhor...” (Fl 4,4).