terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

5 - Fé e Conversão



A fé é a chave que abre o nosso ser para que a glória de Deus se realize em nós. “Fé o fundamento da esperança, uma certeza daquilo que não se vê” (HB11,1).

Fé é entrega. É confiar que Deus tudo pode (cf.Mt 19,26). “Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível”. Em Jeremias 32,27: “Eu sou em verdade, o Senhor, o Deus de todas as criaturas. Haverá algo que me seja impossível?”. Sim, só há uma coisa que é impossível para Deus: deixar de nos amar, porque Deus é amor (IJo 4,16). E para nós seres humanos Jesus diz (Mc 9,23): “Tudo” é possível ao que crê”. Em Romanos 19,9-19: “Portanto, se com a tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega a salvação”.

Fé não é sentimento nem esforço pessoal. O Cristão caminha não pelo que vê nem pelo que sente, mas caminha pela fé em Cristo Jesus, caminha pela fé na Palavra de Cristo. Em Romanos 10,17 está escrito: “A fé provém da pregação, e a pregação se exerce em razão da Palavra de Cristo”. Isto quer dizer que a fé nasce da Palavra de Deus, Jesus disse em João 11,40: “Se creres verás a Glória de Deus”. E em João 11,25: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá”.
Quem conseguir tocar em Jesus com o toque da fé receberá graças sem limites (cf. LC 8,43-48). Quem me tocou? Perguntou Jesus. Pedro e os que estavam com ELE disseram: “Mestre, a multidão te aperta de todos os lados...” Então Jesus replicou: “Alguém me tocou (com fé), Porque percebi sair de mim uma força”.
Em Marcos 11,22-24, Jesus diz: “Tende fé em Deus. Em verdade vos declaro: TODO O QUE DISSER A ESTE MONTE: “LEVANTA-TE E LANÇA-TE AO MAR”, SE NÃO DUVIDAR NO SEU CORAÇÃO, MAS ACREDITAR QUE SUCEDERÁ TUDO O QUE DISSER, OBTERÁ ESSE MILAGRE”. Por isso, vos digo: “Tudo que pedirdes na oração, crede que o recebereis, e ser-vos-á dado”.

Conversão
(2 Coríntios 5,17): Vida nova em Cristo Jesus: “Todo aquele que está em Cristo Jesus é uma nova criatura. Passou o que era velho, e tudo se fez novo”.
Conversão é a transformação interior realizada por Deus Espirito Santo para adquirir os critérios e valores de Jesus; cf. Romanos 12,2: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito para que possais discernir que é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. A verdadeira conversão se realiza quando Jesus Cristo entra no coração; Apocalipse 3,20: “Eis que aqui estou à porta e bato...”
Zaqueu, que era pecador publicano, cobrador de imposto corrupto, se converteu quando Jesus entrou em sua casa: Lucas 19, 1-9. Vale a pena fazer um sacrifício, até de subir numa árvore, deixando de lado a compostura e respeito humano, para encontrar Jesus, como fez Zaqueu.
Estudo da semana:  Fé e conversão.
1º dia: Éfesios 2,8
2º dia: Hebreus 10,19-23
3º dia: Marcos 11,22-24
4º dia: Apocalipse 3,20
5º dia: Atos 2,38
6º dia: Romanos 12,2
7º dia: João 16,7-9

Oração: “Senhor, Eu creio em ti, mas aumenta a minha fé. Dá-me a graça Senhor, de ter a cada dia a minha fé aumentada, e com Ela venha a minha conversão completa. Amém”.